Buscpé

scroller


Click here for Myspace Layouts

texto

Este blog foi criado para postar meus bordados e compartilhar com todos que queira apreender a bordar.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DICAS DE BORDADOS

Bordar é uma atividade muito fácil, prazerosa e não tem mistério algum. Para começar logo a fazer peças lindas, tire todas as suas dúvidas seguindo passo a passo abaixo. Não tem como errar!
PASSO 01
QUAL É O MATERIAL NECESSÁRIO?
O melhor do ponto-cruz é que, além de ser simples, não precisa de muito dinheiro para comprar o material. Veja o que você vai utilizar:
  • Tecido – é escolhido de acordo com o tipo de trabalho. O mais comum é a étamine, indicada para iniciantes, pois os fios formam quadradinhos definidos, o que facilita a contagem dos pontos. Há também o cânhamo fino (com trama bem fechada), o cânhamo grosso (de fácil contagem, ideal para bordados rápidos), o tecido panamá ou linhão (com a trama um pouco mais fechada que o cânhamo, ideal para o bordado de almofadas, quadros e cortinas), e o linho (com trama bastante fechada, é indicado para trabalhos finos, e exige habilidade para não repuxar demais os pontos).
  • Linha – a mais utilizada é a do tipo mouliné, pode ser encontrada em cores opacas, mescladas ou metálicas. Cada cor tem um código e, embora os números das marcas Anchor e DCM sejam diferentes, as cores são praticamente as mesmas. Por isso, ao lado de cada gráfico você vai encontrar uma legenda com os códigos para cada cor. As linhas estão disponíveis em carretéis, meadas e novelos. As meadas são as mais utilizadas, pois ao vendidas em pequenas quantidades, não sendo necessário comprar um novelo inteiro de cada cor para fazer um bordado.
  • Agulha – é escolhida de acordo com o tecido utilizado. Elas são encontradas em diferentes números, mas os mais indicados para o ponto-cruz são os números 22 e 24. Quanto mais fechada for a trama, mais fina deve ser a agulha para não deixar marcas. As agulhas devem ser curtas e sem ponta para deslizarem pelo tecido sem desfiá-lo.
  • Tesoura – você vai precisar de duas tesouras: uma pequena com ponta fina e corte afiado para cortar as linhas, e outra grande para cortar os tecidos.
  • Bastidor – é usado para esticar o tecido e evita que o tecido espete seu dedo ou que tenha dores nas mãos. Existem bastidores de plástico, de madeira, e em diferentes diâmetros. Se você optar pelo de madeira passe uma fita de cetim em tordo do círculo menor para não desfiar o tecido. Importante: nunca deixe o bastidor no tecido quando não estiver bordando para evitar marca-lo.
  • Tela plástica – tem a trama bem definida e é fácil visualizar, ideal para criar imãs de geladeira, quadros, lembrancinhas, motivos para aplicação em outras peças, etc. Você pode bordar diretamente sobre ela. Depois é só recortar um ponto acima do bordado, contornando o motivo.
  • Plaqueta – serve para colocar as linhas não utilizadas e deixa-las organizadas, de acordo com o código da cor, evitando que formem um emaranhado de fios, o que dificulta o reaproveitamento e a utilização.
PASSO 02
O MOTIVO VAI CABER NO TECIDO?
Para saber se o motivo que você escolheu vai caber na peça em que deseja aplicar, coloque uma fita métrica sobre o tecido e conte quantos quadrinhos tem em 1cm.
Então observe no gráfico escolhido, qual a medida indicada em pontos. Daí, é só dividir o número de pontos indicados no gráfico pelo número de pontos medidos em 1cm da trama. Por exemplo, um gráfico tem a medida de 50x100 pontos. Se for bordado em um tecido onde cabem 5 pontos por centímetro (como na foto) é só fazer as contas: da altura 50 ÷ 5 = 10cm, e de largura 100 ÷ 5 = 20cm, pronto! O bordado ficaria com a medida de 10cm x 20cm. Assim você já pode escolher onde aplica-lo.
PASSO 03
COMO CENTRALIZAR O BORDADO?
Dobre o tecido no meio no sentido do comprimento e da largura, e alinhave as dobras para encontrar o meio do tecido. Alguns gráficos apresentam em destaque o ponto central, se esse for o caso então comece a bordar a partir do meio do motivo indicado pelo gráfico, fazendo esse ponto no meio do tecido. Se você não quiser começar pelo meio, utilize a marcação como referência para facilitar na contagem dos pontos.
PASSO 04
QUANTOS FIOS DEVEM SER USADOS?
A meada de mouliné tem 6 fios enrolados (como se fosse uma corda), que devem ser separados na hora de trabalhar. Desenrole cerca de 40cm da meada corte e separe os fios desejados.
Veja o esquema abaixo:
  • Étamine – 3 a 8 pontos por cm.
  • Cânhamo – 3 a 5 pontos por cm.
  • Tela – 2 pontos por cm.
  • Linho – 11 pontos por cm.
Depois de contar quantos pontos a trama tem por cm, faça a relação: quanto mais pontos, menos fios na agulha. Para a étamine, por exemplo, o ideal é usar 3 fios para dar um aspecto mais aveludado. Se você deseja uma trama mais aberta, 2 fios são suficientes. Para o cânhamo, usar 4 fios é o ideal. Já o linhos aceita 1 ou 2 fios, para não abrir de mais a trama.
PASSO 05
COMO COMEÇAR A BORDAR?
Para começar, deve-se introduzir a agulha pelo avesso do tecido, deixando em média 1cm de linha do avesso, prenda a sobra com os pontos seguintes, mas não dê nó, para que o trabalho fique bem limpo. Confira então todos os pontos necessários para realizar o seu bordado: Ponto-cruz, ponto-atrás, nozinho francês, meio ponto, e arremate. BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário