Buscpé

scroller


Click here for Myspace Layouts

texto

Este blog foi criado para postar meus bordados e compartilhar com todos que queira apreender a bordar.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pontos de bordados


100
Pontos de 
Bordado
Este livrete de fácil compreensão, apresentando 
cem pontos de bordado, será de grande utilidade 
não só para mestres e alunos, como também 
para todas as pessoas que se interessam por 
bordados. 
Os pontos foram agrupados de acordo com sua 
origem e estrutura, tornando, portanto, sua 
execução, e, em muitos casos, o emprego de 
cada ponto, mais fácil de ser compreendido.

TÉCNICAS E TIPOS DE MATERIAL DE BORDADO
Bordado Livre
Um tipo comum de Bordado é o Bordado Livre, isto é, 
bordado sobre riscos, transferidos para o tecido.
Bordado sobre Fios Contados
Ao contrário do Bordado Livre, o Bordado sobre Fios 
Contáveis não necessita de riscos, pois é trabalhado pela 
contagem de fios do próprio tecido, sendo cada ponto 
trabalhado sobre um número exato de fios.
Emprego de Pontos
Muitos  dos pontos de bordado são usados somente para 
Bordado Livre, outros porém, são empregados apenas em 
Bordado sobre Fios Contáveis. Da mesma maneira certos 
Pontos de Bordado Livre, como o Ponto Pequinês, Ponto 
de Repôlego, Ponto de Aresta, Ponto em Ziguezague, Ponto 
de Mosca e Ponto de Nó Duplo podem ser usados em 
Bordado sobre fios Contáveis.
Os grupos principais de pontos usados em Bordado Livre 
são, Contorno, Chato, Laçada, Cadia, Nó, Fios Estendidos, 
Cobertura e Compostos. No Bordado sobre Fios  Contáveis, 
os tipos principais são, Ponto de Cruz, Assis, Bordado Negro 
Espanhol, Hardanger, Bainhas Abertas, Fios Agrupados e 
Trabalho de tela. Cada tipo de bordado tem um número 
de pontos básicos  que são geralmente usados. Outros 
pontos podem ser introduzidos para dar variedade a um 
desenho. O ponto de Cruz mantém-se inalterado. O bordado 
de Assis usa somente o Ponto de Cruz e o Ponto de Médici 
(Técnica de Holbein); o Bordado Hardanger usa 
principalmente o Ponto Cheio, com o auxílio dos pontos 
mencionados na parte de pontos hardanger.
O Bordado Negro Espanhol usa o Ponto Atrás Enrolado e 
o Ponto Cruz. Fios Agrupados e Bainhas Abertas são pontos 
derivados de pontos incluídos nessas divisões de pontos. 
No Bordado em Tela existe uma vasta variedade de pontos 
para escolha. Estes podem ser usados individualmente ou 
para criar interessantes texturas.

Bainhas Abertas
Este tipo de bordado, como indica seu nome, é executado 
desfiando-se fios de tecido e depois bordando-se sobre as 
beiradas do desfiado. Pontos decorativos são também 
trabalhados sobre os fios soltos, que são deixados quando 
os fios da urdidura ou da trama são retirados. A Cobertura 
em Teia de Aranha é indicada para cobrir  os cantos abertos, 
de onde os fios da urdidura e da trama formam retirados.
Bordado de Fios Agrupados
Este tipo de bordado é executado, juntando-se em grupos 
certos os do próprios tecidos. Realmente, os pontos não 
são o mais importante neste trabalho, mas sim o desenho 
aberto formado no tecido pelo agrupamento repuxado de 
seus fios. Os pontos são trabalhados sobre número regular 
de fios do tecido e a linha com que se trabalha é puxada 
firmemente em cada movimento da agulha, para que um 
efeito de ponto aberto seja obtido. Não são retirados fios 
do tecido e assim, embora consiga uma aparência de 
fragilidade, o bordado permanece forte e durável. Além 
dos pontos indicados para o grupo de Bordado de Fios 
Agrupados, muitos outros pontos de outros grupos podem 
ser usados para melhor efeito, como por exemplo: Ponto 
de Amarra, Ilhós em Forma de Estrela, Ponto de Cruz 
Comprido, Barra Diagonal Ascendente e Cobertura em 

Forma de Mosaico.

Bordado Hardanger
O Bordado Hardanger deve ser sempre executado sobre 
um tecido de fios iguais. O ponto Cheio é o ponto básico 
e é feito em grupos (blocos) compostos de um número 
ímpar de pontos. Quando todos os Blocos de Ponto de 
Cruz estão terminados, os fios de tecido são então cortados 
e desfiados conforme necessário. Os fios soltos do desfiado 
são então cobertos com Pontos Enrolados ou Cerzidos para 
formar barras e vários pontos de coberturas são executados 
entre os espaços deixados pelos desfiados. Os Blocos de 
Ponto de Cruz são executados com Linha Anchor Torçal 
Pérola e as barras e coberturas com Linha Anchor Perlé.

Tela
Existem vários tipos de telas; de fio simples, de fio duplo, 
fina ou grossa. O tipo de tela indicado dependerá do 
desenho e da grossura da linha usada. O ponto Oblíquo 
(ou Ponto de Tela ou ainda “Petit Point”) é o ponto usado 
em uma tela fina de fio simples, enquanto que o Ponto 
Gobelin - ou “ Gros Point” - é apropriado para uma tela 
um pouco mais pesada de fios duplos, e ambos estes 
pontos caem sob a denominação de Pontos de Tapeçaria. 
Um ponto tramado pode ser usado com o Gros Point a fim 
de que os fios da tela fiquem completamente cobertos. 
Isto dará também uma aparência mais uniforme e bonita 
ao trabalho. Ao começar ou arrematar o trabalho não faça 
nós, pois estes aparecerão em relevo depois de o trabalho 
terminado e montado. Para começar a bordar , introduza 
a agulha do avesso para o lado direito, deixando uma 
ponta de aproximadamente 3 cm no avesso. Com a mão 
esquerda, prenda a ponta em linha horizontal. Trabalhe 
pelo direito enlaçado ao mesmo tempo a ponta que está 
pelo avesso. Para arrematar, passe a agulha sobre alguns 
pontos do avesso.  É aconselhável usar um pedaço pequenos 
de linha para bordar, menor do que o tamanho usado para 
o bordado normal em tela. A ação de puxar o fio através 
da tela tende a desfiar a linha. Ao bordar uma parte ou 
fundo ou uma área grande em uma cor, use tamanhos 
variados de linha para que o começo e o fim das linhas 
não fiquem no mesmo alinhamento. Do contrário aparecerá 
um sulco visível nos começos e fins. Os pontos no avesso 
do trabalho devem ser regulares. Borde todos os pontos 
com uma tensão igual.
Pontos de Entremeio
O objetivo principal deste bordado é a junção de duas 
partes de tecido por um ponto de entremeio.
Instruções - Vire para dentro as beiradas do tecido  de 
ambas as partes, passando-as a ferro (a bainha poderá ser 
feita se desejado). Alinhave as beiradas na distância desejada, 
e depois execute o ponto de entremeio, mantendo a tensão 
regular dos pontos

Material para Bordar
O emprego equilibrado do tecido, linha, desenho e ponto, 
cuidadosamente escolhidos para um perfeito entrosamento, 
tornam o bordado realmente bonito. Para conseguir este 
efeito, o material empregado deve ser da melhor qualidade, 
e a tabela na 10 ajuda a seleção do tipo e da grossura 
corretos da agulha e linha que devem ser empregados, de 
acordo com o tecido.
Linhas para Bordar Anchor Mouline
A linha tem seis fios separáveis que são frouxamente 
torcidos juntos. Os seis fios podem ser usados juntos, ou 
podem ser separados e usados em grupos de dois, três ou 
quatro. A linha é brilhante e é própria para a maior parte 
dos tipos de bordados. A Linha Anchor Torçal Pérola e a 
Linha Anchor Perlé tem um torcimento suave, muito próprio 
para o bordado Hardanger e outros tipos de Bordado sobre 
Fios Contáveis. A Anchor Perlé é muito usada para o Bordado 
Aberto (Richelieu). É também muito boa para todo bordado 
em tecido meio leve - tanto em Bordado de Estilo Livre 
como sobre Fios Contáveis. A linha Anchor Torçal Suave, 
linha de acabamento fosco e macio, e a lã para Tapeçaria 
Âncora são ideais para bordado mais rápido em bordado 
livre ou sobre Fios Contáveis. São também excelentes para 
Tapeçaria.
Agulhas
No Bordado Livre são empregadas as agulhas Darning 
Corrente, para linhas e tecidos finos, médios e também 
para tecidos mais espessos e linhas mais grossas. Para o 
Bordado em Fios Contados devem-se empregar as agulhas 
Tapestry CORRENTE.
Tesouras
Devem ser afiadas, com lâminas pontiagudas, portanto, 
apropriadas para aparar e recortar no tecido Bordado 
Richelieu, Hardanger e Bainhas Abertas, como também 
para cortar as pontas de linhas.
Bastidores
Alguns bordados, que em certas partes necessitam de 
pontos muito agrupados, podem tornar-se enrugados ou 
franzidos. Neste caso, será recomendável o uso de um 
bastidor, para manter o trabalho esticado e liso. Há diversos 
tipos de bastidores. 
O redondo é o mais empregado para pequenos trabalhos. 
Em geral o bastidor consiste de duas peças circulares de 
madeira ou metal, que se ajustam uma dentro da outra, 
de maneira que o tecido possa ser firmemente esticado. 
Os bastidores podem ser obtidos de vários tamanhos, sendo 
que um tipo bastante popular é aquele que tem uma rosca 
no aro maior para afrouxá-lo ou apertá-lo. Isto permite o 
uso de tecido de qualquer espessura. A parte do trabalho 
a ser bordada é colocada  sobre o aro menor, sendo o 
maior prensado sobre o tecido ajustado no aro menor, 
para manter o trabalho esticado. Os fios da trama e da 
urdidura do tecido devem estar bem retos no bastidor.
Para peças grandes, especialmente tapeçarias, o trabalho 
deve ser montado em um bastidor quadrado ou retangular. 
Este tipo de bastidor é geralmente composto de dois 
cilindros, tendo cada um pedaço de cadarço firmemente 
pregado ao longo de seu comprimento (isto é, alto e base) 
e duas tábuas laterais que se ajustam em furos ou fendas 
em cada cilindro. O tecido ou tela a ser trabalhado é 
costurado ao cadarço em cada cilindro. As ripas laterais 
são então presas com as quatro roscas para o tecido ficar 
esticado e igual. Os lados da tela são firmemente enlaçados 
ao redor das ripas de madeiras com linha dupla grossa de 
algodão; se tecido fino é usado, pregue o cadarço aos 
lados livres e então enlace.
Bastidores podem ser adquiridos também com cavaletes, 
para que as mãos da bordadeira fiquem livres.
Métodos de Riscar
Uma bordadeira que cria seu próprio desenho necessita 
riscá-lo em um tecido selecionado. 
1) O método mais simples é o de papel carbono. 
Coloque o papel carbono com a face para baixo sobre o
tecido, e então coloque o desenho por cima. Acompanhe 
com um lápis de ponta afiada todas as linhas do desenho. 
É necessário tomar cuidado para fazer pressão somente 
sobre as linhas do desenho, pois do contrário o carbono 
pode manchar o tecido. Não é recomendável usar carbono 
de cor escura em tecidos claros.
2) O desenho pode ser trocado diretamente sobre tecido 
fino transparente como organdie, nylon ou seda fina, se 
o desenho for colocado por baixo do tecido e as linhas do 
desenho aparecem no direito.
3) Em tecidos muito grossos ou texturizados, é difícil traçar 
um desenho. Neste caso, trace o desenho sobre um papel 
fino, alinhave o papel na posição certa sobre o tecido, e 
então acompanhe cuidadosamente todas as linhas do 
desenho com pequenos Pontos de Alinhavo. O desenho 
pode ser rasgado antes do bordado ser iniciado. Remova 
todos os pontos de alinhavo depois de terminado o bordado.
Como Esticar Telas
Depois de terminar um trabalho sobre tela, a bordadeira 
pode descobrir que a peça ficou ligeiramente fora de 
formato devido ao puxão diagonal dos pontos. A peça 
deverá ser então esticada em casa especializada.
Instruções para Lavar Bordado
Use água morna e sabão em pó. Lave, espremendo 
levemente. Enxague diversas vezes em água morna, esprema 
com a mão e deixe até se tornar somente úmida. Passe 
pelo avesso, enquanto ainda úmida, com ferro 
moderadamente quente. Bordado de tapeçaria deve ser 
lavado a sêco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário